Coaching – o grande segredo! – Saiba exatamente o que é e como ele pode te ajudar.

Você já ouviu falar em Coaching? Como ele ajuda as pessoas alcançarem seus objetivos? Que ele acelera seus resultados? Que o Coaching transforma as pessoas e muda suas vidas?

Rapaz, esse tal de Coaching parece fazer milagres, tudo o que a gente precisa em momentos difíceis e de transição!

Parece aquelas ofertas das "Organizações Tabajara" que vão resolver todos os seus problemas num piscar de olhos! Vamos juntos descobrir se isso é mesmo verdade!

O Coaching se bem conduzido pode sim trazer resultados fantásticos para que o faz. Precisamos apenas desmitificar algumas coisas que andam prometendo por aí.

Porque você deve continuar lendo este artigo:

  1. Para saber de verdade o que é o Coaching e o que ele pode fazer por você
  2. Para saber de verdade se ele pode te ajudar a alcançar seus objetivos mais rápido
  3. Para saber de verdade se ele é tão transformador assim
O Coaching é uma ferramenta poderosa para transformar dificuldades em possibilidades...

Se suas respostas foram "sim", me acompanha aí neste artigo.

Estatísticas sobre o Coaching:

Em julho/10 a revista Você S/A publicou uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers, onde 70% dos entrevistados (respostas em múltiplas escolhas) que passaram por um processo de Coaching, aumentaram seu desempenho nas seguintes áreas:

  • 73% melhora na capacidade de relacionamento;
  • 72% melhora nas habilidades de comunicação;
  • 67% equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • 62% encontraram novas oportunidades de carreira;
  • 61% melhoraram sua organização pessoal;
  • 57% melhoram sua gestão do tempo;
  • 51% ampliaram suas habilidades de trabalhar em equipe;
  • 27% melhoraram sua organização financeira

Bem, muito tem se falado atualmente sobre o Coaching e pessoas e empresas têm buscado profissionais capacitados, o Coach, para orientá-los na melhoria de seu desempenho para o alcance de seus objetivos da melhor forma e o mais rapidamente possível.

O Coaching é um método estruturado onde se aplica um conjunto de técnicas e ferramentas fantásticas para ajudar você, o Coachee, a atingir seus resultados.

É importante saber como ele funciona.

Este é o propósito deste primeiro artigo sobre o tema.

Você precisa primeiro conhecer a terminologia empregada para facilitar a sua leitura daqui em diante:

Coaching – é o processo em si que dá suporte ao cliente no desenvolvimento das ações específicas para atingir seus objetivos;

Coach  – é o profissional que conduz o processo junto ao cliente. Vale ressaltar que este profissional precisa ter uma formação em Coaching que o habilite a exercer com maestria este processo. Se a formação for em uma instituição renomada, melhor ainda;

Coachee – é quem se beneficia do processo, o cliente.

Coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas de forma a maximizar seu desempenho. É ajudá-las a aprender em vez de lhes ensinar algo... - Timothy Gallwey

Tudo bem até aqui?

Curta e compartilhe com seus amigos.

Quero te contar também um pouco da história de como surgiu o Coaching...

A origem da palavra coach pouco tem a ver com o sentido hoje usado no mundo do trabalho. Nos melhores dicionários e enciclopédias, a origem da palavra coach é atribuída ao termo húngaro kocsi, que se refere a um tipo de carruagem.

O mesmo termo foi adaptado para a língua alemã, kutsche, para o francês, coache, para o espanhol coche, e para o inglês coach. E foi na língua inglesa que o termo se popularizou na administração.

Além do uso no sentido de condução, passou a identificar o tutor, que era uma pessoa que ajudava os estudantes universitários a se prepararem para os exames.

Enxergando o possível no im-possível!

Por último, o coach surgiu para designar treinadores de equipes esportivas, uso mais comum desde então.

No mundo dos negócios, o coaching se diferencia dos treinamentos. Enquanto estes passam instruções e conhecimento ao indivíduo ou a uma equipe, o coaching estimula a reflexão, para que as próprias pessoas tracem seu plano de desenvolvimento.

De acordo coma a GCC – Global Coaching Community, Coaching é:

… a parceria entre coach e coachee onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do coachee.

… um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.

… uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.

Simplificando, o Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades:

  • Ajudar você a identificar onde está hoje, onde quer chegar e o que está te impedindo de chegar lá;
  • Ajudar você a encontrar as melhores formas de resolver estes problemas;
  • Ajudar você a desenvolver novas habilidades e;
  • Ajudar você a atingir suas metas e objetivos, sejam eles pessoais e/ou profissionais.

Desta forma, o papel do Coach é:

  • Contribuir para o aprendizado e amadurecimento emocional;
  • Desenvolver o coachee para uma tomada de decisão mais assertiva;
  • Orientar o coachee a planejar as ações que serão colocadas em prática;
  • Definir junto com o coachee as tarefas para cada etapa do plano de ação;
  • Ajudar o coachee a remover os obstáculos que o impedirão de seguir adiante.

O Coach não dá as respostas e soluções, e sim ajuda o Coachee a encontrar as respostas e soluções que precisa.

Outra coisa que precisamos entender é que Coaching não é Terapia, não é Counseling e não é Mentoring.

Muito tem se confundido estas especialidades atualmente fazendo com que pessoas procurem o coaching para uma finalidade diferente do que o processo oferece.

Vamos entender:

A Terapia vem do latim therapia e do grego therapeía, que significam cuidado, tratamento de doenças ou disfunções orgânicas, comportamentais e psicológicas. Aqui, o termo se refere à psicoterapia, terreno das emoções.

O Counseling (aconselhamento) é mais comumente utilizado na área clínica, no sentido de aconselhamento médico ou psicológico, embora, atualmente, o termo “aconselhamento” venha sendo utilizado de forma similar ao de mentoring ou coaching (Pinchot & Pinchot, 2003).

O counselor (conselheiro) orienta e aconselha o indivíduo no melhor caminho a seguir e nas melhores ações para alcançar seus objetivos.

O Mentoring (tutoria) é um relacionamento entre um adulto jovem (mentorado) e um mais velho e experiente (mentor).

O mentor atua como patrocinador e treinador do mentorado, oferecendo-lhe proteção e trabalhos desafiadores que facilitem sua visibilidade, preparando-o para avanços na carreira.

Observa-se nessa definição que o foco do trabalho do mentor é a preparação do profissional mais jovem para avanços na sua carreira, embora o seu desenvolvimento pessoal também permeie todo o processo.

É claro que, dependendo do nível de maturidade pessoal e profissional do coachee, bem como dos seus objetivos, base de conhecimentos e experiências, pode-se optar por uma mescla de coaching e mentoria.

É importante ressaltar que isso somente é possível se o coach tiver experiência nas áreas de necessidade do coachee para poder assessorá-lo no alcance de seus objetivos.

O Coaching pode ser aplicado de diversas formas e em diferentes áreas de nossa vida, ele não está restrito somente ao âmbito profissional e executivo.

O Coaching se utiliza de técnicas e ferramentas que ajudam o Coachee e enxergar todas as possibilidades de melhoria em diversas áreas de sua vida.

Muitas vezes, para poder alcançar determinado resultado na vida profissional é necessário “resolver” algumas situações na vida pessoal e vice-versa.

Conheça abaixo alguns tipos de Coaching e suas aplicações:

Você pode trabalhar quase todas as áreas de sua vida no Coaching.

Coaching Life (de vida) – este tipo de coaching lida com a vida do coachee em todas as suas dimensões – aspectos pessoais e profissionais, saúde e relacionamentos -.

Haverá sempre um assunto imediato, mas esta abordagem irá se ampliar para tocar muitos aspectos da vida do coachee, como por exemplo:

  • dieta e emagrecimento
  • exercícios
  • relacionamento com o(a) companheiro(a) e crianças
  • casamento (dúvidas em relação à organização e prioridades para o casamento)
  • satisfação com o trabalho
  • carreira
  • aposentadoria e condições de vida
  • outros específicos de cada pessoa

Coaching Executivo – o coaching executivo possibilita às pessoas que detêm autoridade e poder em uma organização a lidarem melhor com as pressões e estresse inerentes à sua posição.

Desta forma, é possível potencializar seus resultados a partir do entendimento de suas perspectivas e sonhos, dúvidas e temores.

Um executivo de ponta desempenhando melhor, tem um efeito enormemente positivo em uma empresa, portanto o retorno do coaching executivo é excelente tanto para o executivo quanto para a empresa.

Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é um passatempo. Mas uma ação com visão pode mudar o mundo. - Joel Barker

Coaching Empresarial – o coaching empresarial orienta as pessoas nos assuntos ligados ao trabalho. Normalmente é trabalhado com os líderes de uma empresa podendo também ser utilizado para orientar equipes de trabalho.

Por exemplo, um líder pode ter dificuldades no relacionamento com os outros parceiros de trabalho e necessita de coaching.

Ou ainda pode precisar de maior clareza sobre a visão, valores, missão e propósito da empresa.

Algumas equipes podem passar pelo processo de coaching para tornarem-se mais efetivas ou melhorarem mais ainda sua performance.

Coaching de Carreira – O coaching de carreira tem como objetivo orientar as pessoas que:

  • querem procurar um emprego
  • querem mudar de emprego
  • se preparar para assumir postos de liderança
  • montar o próprio negócio
  • mudar de carreira
  • retornar ao mercado de trabalho após um afastamento qualquer

Esta é uma área do coaching que tem crescido bastante devido às altas demandas de profissionais cada vez mais preparados e especializados pelas organizações.

Coaching Esportivo– este é o campo em que o conceito surgiu. O coaching tem sido tradicionalmente associado com o esporte, e todos os atletas importantes atualmente contam com um coach, geralmente um jogador de mais idade bem sucedido no seu tempo.

Este jogador não precisa ser necessariamente de altíssimo nível, desde que conheça os conceitos, fundamentos e técnicas de coaching para atuar com efetividade e contribuir para o aumento de desempenho do atleta.

Curta e compartilhe com seus amigos.

Quais são os benefícios do processo de Coaching?*

São inúmeras as vantagens do processo de Coaching.

Para as organizações

  • Evidenciar para os colaboradores o compromisso da empresa em desenvolver seu pessoal;
  • Melhorar substancialmente o trabalho em equipe;
  • O reconhecimento positivo e o feedback aumentam a confiança e a iniciativa dos colaboradores;
  • Propiciar um investimento de longo prazo em alto desempenho;
  • Auxiliar na descoberta e no desenvolvimento dos talentos da organização;
  • O aumento da produtividade quando as pessoas sabem quais são as metas e como alcançá-las;
  • É a maneira mais eficaz de desenvolver competências para obter um melhor desempenho dos profissionais e das equipes.

Para um executivo

  • Alcançar seus objetivos pessoais e profissionais;
  • Tornar-se, cada vez mais, a pessoa que deseja ser;
  • Descobrir e aprimorar talentos e competências;
  • Ampliar as possibilidades de escolha, tanto comportamentais quanto de objetivos profissionais;
  • Aprimorar sua comunicação intrapessoal;
  • Somar valor ao seu desempenho como líder;
  • Melhorar sua performance profissional;
  • Aumentar sua capacidade de realização;
  • Melhorar a qualidade dos seus relacionamentos interpessoais;
  • Obter equilíbrio de tempo, energia e satisfação entre vida e trabalho;
  • Tomar consciência dos valores pessoais que inspiram suas metas, assim como das crenças relacionadas às mesmas.

Para um empreendedor

  • Alinhar os valores da empresa com seus valores, princípios e crenças pessoais;
  • Atingir resultados superlativos nos negócios;
  • Poder contar com um parceiro, altamente capacitado, para dividir as dúvidas e incertezas a respeito dos negócios;
  • Para modificar e/ou ampliar posturas;
  • Para ampliar horizontes e desenvolver ideias.

Para uma pessoa em sua vida

  • Maior controle sobre a sua vida;
  • Os objetivos de vida ficarão mais claros e, uma vez eliminados os obstáculos, terá mais energia para alcançá-los;
  • Viverá em harmonia com seus valores;
  • Sua vida se tornará mais feliz e satisfatória;
  • Profissionalmente será mais eficaz, capacitado e obterá melhores resultados;
  • Tomará posse de todos os recursos dos quais já dispõe para atingir suas metas.

*Fonte: www.vocevencedor.com.br.

Coaching não é dar conselhos. Não é consertar as coisas ou resolver problemas. Coaching é estabelecer um relacionamento vital, durante um determinado período, com um cliente que está à procura de clareza e das habilidades necessárias para fazer mudanças em sua vida e nos sistemas humanos (casais, família, empresa, comunidade) num futuro próximo. - Frederich M. Hudson

E aí? Consegui esclarecer pra você o que é Coaching, seus benefícios e vantagens?

Ok, você pode me dizer: "entendi o que é coaching, fiquei interessado, mas qual é o segredo?".

O que preciso fazer para decidir ou não por um processo de Coaching?

Se você me permite, antes que se decida por fazer ou não um processo de Coaching, quero te dar algumas dicas:

  1. Pesquise um pouco mais sobre o assunto, leia outros artigos assista vídeos no Youtube
  2. Escolha um Coach que tenha uma boa formação curricular e uma boa formação em coaching. Não se sinta envergonhado em pedir algo que comprove isso
  3. Peça ao seu candidato a Coach algumas referências de Coachees que ele atendeu e ligue para eles pedindo referências, se eles gostaram e se ele ajudou mesmo eles alcançarem seus objetivos
  4. Solicite uma "amostra" grátis ao futuro Coach, para conhecer como ele trabalha e se você se sentirá bem trabalhando com ele
  5. Solicite um contrato delimitando direitos e deveres das duas partes para salvaguardar a garantia do serviço contratado
  6. Feito isso, inicie o processo, potencialize seus resultados e seja muito feliz!

Ah, cuidado, desconfie de valores cobrados muito abaixo do mercado, pois infelizmente há muitos "Coaches" despreparados por aí. O barato agora pode sair caro no futuro!

Independente do tipo, o fato é que o Coaching é um processo maravilhoso de transformação que possibilita ao indivíduo encontrar dentro de si mesmo as forças e motivações necessárias para o alcance de uma vida, pessoal e profissional:

  1. mais plena
  2. mais saudável
  3. mais feliz e
  4. de mais sucesso.

Relembrando então, quando você pode procurar um processo de coaching:

  • Para aumentar sua segurança e autoconfiança.
  • Para ampliar seu desempenho profissional.
  • Para melhorar e/ou desenvolver competências de Liderança, tais como:
    1. Feedback
    2. Delegação
    3. Tomada de decisão
    4. Comunicação com a equipe
    5. Gestão de pessoas e outros.
  • Se precisar mudar/adaptar seu estilo de gestão na empresa onde atua.
  • Para melhorar as relações no ambiente de trabalho e/ou na vida pessoal.

E o grande segredo é: O processo de Coaching é totalmente focado em resultados e para que se tenha sucesso, tem como pré-requisito que o Coachee esteja 100% disposto a passar pelo processo e 100% engajado nas ações que forem definidas com seu Coach.

Assista este vídeo que ilustra maravilhosamente bem Como o Coaching funciona:

Procurei descrever neste artigo os principais conceitos e fundamentos para você entender verdadeiramente a essência do Coaching.

Espero ter contribuído para clarificar um pouco mais o universo Coaching pra você e, quem sabe, ajudá-lo a tomar uma decisão para transformar sua vida através de um processo de Coaching muito bem estruturado.

Se apesar de todo o conteúdo apresentado você ainda possuir dúvidas, por favor, registre-as aqui e terei o maior prazer em lhe responder.

Já tem uma opinião formada? Então lhe faço um convite para a ação:

Quer começar um processo de Coaching comigo?

Deixe seus dados no formulário de contato abaixo e prometo lhe retornar o mais breve possível para conhecer seus objetivos futuros, apresentar meu trabalho e, quem sabe, fecharmos uma grande parceria de sucesso.

Sucesso não é sorte, é um estilo de vida, pois o Sucesso é você quem faz! - Marcelo Levi.

Curta e compartilhe com seus amigos.

Deixo aqui meus desejos de uma vida plena e feliz!

Fique com Deus!

Forte abraço,

Marcelo Levi.

Caso queira se aprofundar:

MERLEVEDE, Patrick E.; BRIDOUX, Denis C. Dominando o Mentoring e o Coaching com Inteligência Emocional. Rio de Janeiro. Editora Qualitymark, 2008.

PÉRCIA, André; SITA, Maurício. Manual completo de Coaching. São Paulo. Editora Ser Mais, 2011.

MARQUES, José Roberto; CARLI, Edson. Coaching de Carreira. São Paulo. Editora Ser Mais, 2012.

LAGES, Andrea; O’CONNOR, Joseph. Coaching com PNL – o guia prático para alcançar o melhor em você e nos outros. Rio de Janeiro. Editora Qualitymark, 2004.

BLOCH, Vicky; MENDES, João; VISCONTE, Luiz. Coaching Executivo. Rio de Janeiro. Editora Elsevier, 2012.

ARAÚJO, Ane. Coach – um parceiro para o seu sucesso. Rio de Janeiro. Editora Elsevier, 2011.